Ferreira Leite já votou em Santana Lopes? - TVI

Ferreira Leite já votou em Santana Lopes?

Ferreira Leite apresentou candidatura à liderança do PSD

«Obviamente que não lhe respondo», diz a candidata em entrevista ao Jornal de Notícias. Uma resposta que já está a ser contestada

Relacionados
Manuela Ferreira Leite escusou-se a responder se votou em Pedro Santana Lopes nas eleições legislativas de 2005 em entrevista ao Jornal de Notícias publicada este domingo, situação que está a suscitar reacções por parte das outras candidaturas à liderança do PSD.

«Obviamente que não lhe respondo», respondeu a candidata à presidência do PSD, o que tem causado já várias reacções por parte das candidaturas à liderança do partido.

Pedro Passos Coelho disse que «sempre votou PSD», mesmo quando Santana Lopes foi candidato a primeiro-ministro nas legislativas de 2005 em que foi derrotado pelo PS de José Sócrates. «Não votei no dr. Pedro Santana Lopes para presidente do PSD mas votei no PSD nas eleições legislativas» de 2005, afirmou o candidato social-democrata à Lusa, que não quis fazer mais comentários ao facto de Manuela Ferreira Leite se ter recusado a esclarecer se votou no PSD nas últimas eleições legislativas.

«Posso dizer, no que me diz respeito, que sempre votei no PSD e apoiei o PSD, mesmo quando internamente não votei na escolha dos seus líderes», garantiu.

Já o ex-dirigente social-democrata Nuno de Delerue afirmou-se «estupefacto» por a candidata à liderança do partido Manuela Ferreira Leite se ter recusado a esclarecer se votou no PSD nas últimas eleições legislativas.

Ferreira Leite não vai fazer «promessas eleitorais»

«PSD é um partido popular e não populista»

«Estou estupefacto com a afirmação da dra. Manuela Ferreira Leite de não assumir, com clareza e naturalidade, que votou PSD no combate duríssimo que o partido travou contra o eng. Sócrates em 2005», aponta Nuno Delerue, que integra a Comissão de Honra da candidatura de Pedro Santana Lopes e que foi director de campanha de Luís Filipe Menezes nas últimas eleições directas no partido.

Segundo Nuno Delerue, a forma como a ex-ministra de Estado e das Finanças de Durão Barroso respondeu à pergunta sobre o seu sentido de voto nas legislativas de 2005, «na prática, é o mesmo que dizer que não votou PSD», porque «o inverso não seria nem segredo nem suscitaria espanto», disse em declarações à Lusa.

Ferreira Leite e Sócrates

Na entrevista ao Jornal de Notícias, Manuela Ferreira Leite critica a «bandeira» de 150 mil empregos novos levantada por José Sócrates quando iniciou funções de primeiro-ministro ¿ quantidade essa que ainda não cumprida. «Não há ninguém que possa dizer que vai criar um número de postos de trabalho, a menos que queira empregar na própria empresa».

No entanto, nem tudo são críticas a Sócrates nesta entrevista. Ferreira Leite considera que as medidas de contenção orçamental tomadas por este governo foram as correctas e diz não só: «Concordo também com a reforma da Segurança Social». Ferreira Leite também concorda com o fecho das maternidades. «O objectivo deve ser melhorar esses serviços e se, por algum motivo, esses serviços não estão a funcionar bem, reorganizar essa rede é algo que é positivo. Já a forma como foi feito, considero altamente negativa. Portanto, sempre que há orientações desta natureza não tenho nenhum motivo para estar contra», disse.

A candidata diz também que, caso chegue a primeiro-ministro, não irá mexer nas decisões relativas ao novo aeroporto de Lisboa, previsto para Alcochete, ou sobre o traçado do TGV, sobre o qual admite ainda não ter todas as informações necessárias.

Sobre Pedro Passos Coelho, a candidata mostrou-se contra a proposta de privatização da caixa Geral de Depósitos, dizendo: «Eu não sou liberal. Seria incapaz de fazer uma sugestão destas em relação à CGD, muito menos no actual momento. É uma proposta desintegrada».
Continue a ler esta notícia

Relacionados