Seca: Cristas satisfeita com reunião em Bruxelas - TVI

Seca: Cristas satisfeita com reunião em Bruxelas

Seca (lusa)

Ministra diz que houve «total abertura» para antecipar as ajudas comunitárias

Relacionados
A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, mostrou-se satisfeita com os resultados da reunião em Bruxelas dos responsáveis do setor, onde existiu «total abertura» para fazer a antecipação das ajudas comunitárias devido à seca em Portugal.

Assunção Cristas, que se encontra em Luanda a participar da reunião de ministros do Ambiente da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), disse que o conselho de Agricultura de terça-feira, onde estiveram os responsáveis pelo setor de cada um dos países-membros, «correu muitíssimo bem» para as aspirações portuguesas.

«Portugal foi apoiado por muitos países e a Comissão Europeia mostrou total abertura para fazer a antecipação das ajudas comunitárias e sensibilizar um conjunto de regras, nomeadamente aquelas que permitem fazer os apoios de Estado, que nós aprovámos no Conselho de Ministros da semana passada», disse a ministra.

A ministra manifestou igualmente o seu otimismo relativamente ao encontro que solicitou o com o Comissário Europeu para a Agricultura, esperando que venha a ocorrer no próximo mês de Abril.

A «reunião com o comissário europeu serve para fazer o acompanhamento da execução das medidas nacionais, dando conhecimento à Comissão Europeia e também toda a agilização das medidas comunitárias, para que elas possam ocorrer. Por exemplo, as medidas de flexibilização administrativa, que já estão neste momento em curso para as podermos fazer», referiu a governante.
Continue a ler esta notícia

Relacionados