«Portugal é o país do despedimento baratinho» - TVI

«Portugal é o país do despedimento baratinho»

Bernardino Soares

Bernardino Soares diz que a concertação social de quarta-feira é «um troféu» para o Governo mostrar na UE

O líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares afirmou que «Portugal é o país da precariedade, onde se pode contratar por três meses, por um mês, por um dia se for preciso».

Durante a discussão da moção de censura do BE, que o partido deverá votar favoravelmente, Bernardino Soares afirmou ainda que «Portugal é o país do despedimento baratinho».

Bernardino Soares referiu-se à concertação social de quarta-feira como um troféu para o Governo mostrar na União Europeia. «E que troféu é esse? É o troféu de mais uma machadada nos direitos dos trabalhadores. É isto que o Governo tem para mostrar na modernidade da sua política, para mostrar à senhora Merkel».

«O Governo não quer só que os precários continuem precários. Quer que todos os outros que ainda não são passem a ser precários», afirmou.

Na resposta, o primeiro-ministro José Sócrates criticou o PCP, acusando o partido de ter a mesma postura nos últimos 30 anos, ser sempre contra. «Nunca votaram favoravelmente nenhuma medida do PS», disse, gerando um coro de protestos na bancada comunista, que negou esta realidade e atirou mesmo algumas medidas socialistas que o partido aprovou.

«Eu sou a favor da concertação social», afirmou ainda José Sócrates», garantindo que «não há nenhum país na Europa onde haja mais protecção aos trabalhadores no despedimento do que em Portugal».

«Mesmo naquilo que propomos como limite mínimo em caso de despedimento, para os novos contratos. Alinhamos com as práticas europeias e com a regra mais favorável do limite máximo da indemnização por despedimento», afirmou Sócrates.
Continue a ler esta notícia