Passos critica TGV: «Não precisamos de alta velocidade» - TVI

Passos critica TGV: «Não precisamos de alta velocidade»

Passos Coelho (Lusa/José Sena Goulão)

Líder do PSD aposta na solução apresentada pela «tecnologia pendular»

Relacionados
Passos Coelho continua a insistir nas críticas à «teimosia» do governo em avançar com TSG até Madrid, considerando que existem outras soluções, como a «tecnologia pendular», que custa «três a cinco vezes menos».

«Não precisamos de alta velocidade. Podemos ter tecnologia pendular que anda entre 230 a 250 quilómetros hora, mas que custa três a cinco vezes menos que o TGV e não dá o mesmo défice de exploração todos os anos», disse, citado pela agência Lusa, numa acção de campanha na Moita.

Na sua perspectiva, a «tecnologia pendular» permite ter bitola europeia e «ir até Madrid a uma velocidade boa», pelo que será importante conversar com Espanha para renegociar o projecto.

Seria também uma possibilidade para gastar o dinheiro noutras infra-estruturas, como a melhoria das ligações ferroviárias em torno de toda a parte marítimo-portuária do país: «Podemos melhorar as ligações de ferrovia e toda ligação logística à volta dos nossos portos sem consumir mais investimento público, o que me parece muito melhor do que esta teimosia de nos levar para Madrid a uma velocidade a um preço que nós não estamos dispostos a suportar de futuro».
Continue a ler esta notícia

Relacionados