Otelo: Portas recorda «terrorismo» das FP-25 - TVI

Otelo: Portas recorda «terrorismo» das FP-25

Paulo Portas

Líder do CDS-PP condena promoção a coronel de Otelo

O líder do CDS-PP condenou, esta quinta-feira, a promoção do tenente-coronel Otelo Saraiva de Carvalho a coronel, considerando que a sua ligação ao 25 de Abril não apaga a ligação à «organização terrorista» FP-25, indica a Lusa.

«Quero, em nome do CDS, lamentar e expressar a minha condenação pelo facto de Otelo Saraiva de Carvalho ter sido promovido», afirmou Paulo Portas, no Parlamento.

Considerando que «um Estado de direito não desculpabiliza a utilização do terrorismo», o líder dos democratas-cristãos recordou a ligação de Otelo Saraiva de Carvalho às FP-25.

Otelo admite recusar promoção a coronel

«A sua ligação ao 25 de Abril não apaga a sua ligação às FP-25 de Abril que foram uma organização terrorista, como tal qualificada pelos tribunais portugueses, responsável pela morte de 17 inocentes», sublinhou.

«É uma posição frontal, porventura incómoda, mas é aquela que eu entendo que devo expressar. Jaime Neto também esteve ligado ao 25 de Abril e esteve ligado ao 25 de Novembro, a quem os democratas em Portugal devem o podermos pensar, falar e escrever em liberdade», declarou.

Confrontado com o facto de Otelo Saraiva de Carvalho ter sido ilibado pelos tribunais no processo das FP-25, Paulo Portas não respondeu directamente, dizendo apenas: «Em três anos, nunca assinei o papel.»



Paulo Portas foi ministro da Defesa dos Governos de maioria PSD/CDS-PP liderados por Durão Barroso e Pedro Santana Lopes, entre 2002 e 2005.
Continue a ler esta notícia