Obama escreve a Cavaco - TVI

Obama escreve a Cavaco

Barack Obama

Presidente dos EUA conta com o PR português para «edificar um mundo mais seguro»

O Presidente da República recebeu esta semana uma mensagem do Presidente dos Estados Unidos, em que Barack Obama reconhece a importância do relacionamento com Portugal e manifesta o desejo de trabalhar com Cavaco Silva para «edificar um mundo mais seguro», refere a Lusa.

«Estou confiante em que poderemos trabalhar em conjunto, nos próximos quatro anos, num espírito de paz e amizade, com vista a edificar um mundo mais seguro. É meu desejo trabalhar com Vossa Excelência nesse esforço e na promoção das boas relações entre os nossos países», lê-se na missiva a que a Lusa teve hoje acesso.

Na mensagem, Barack Obama agradece também as felicitações enviadas por Cavaco Silva a 05 de Novembro, quando o novo Presidente dos Estados Unidos foi eleito, manifestando-se muito sensibilizado com a missiva que apreciou «particularmente».

Na carta agora enviada ao chefe de Estado português, Barack Obama reconhece ainda existir «um quadro de desafios», que poderão ser mais bem enfrentados em conjunto.

Por outro lado, salienta ainda o Presidente dos Estados Unidos, também existem «excelentes oportunidades que, se abordadas com eficácia, poderão contribuir para promover os objectivos da nossa aliança».

«Ao darmos início à nossa colaboração, estou absolutamente convicto da importância fundamental do nosso relacionamento», acrescenta ainda Barack Obama.

Na mensagem enviada por ocasião da eleição de Barack Obama como Presidente dos Estados Unidos, Cavaco Silva tinha também manifestado a convicção de que os «laços de amizade» que unem Portugal e os Estados Unidos e a «estreita cooperação» que caracteriza a relação bilateral entre os dois países nos mais diversos domínios «encontrarão novas oportunidades para se reforçarem e expandirem».

Na missiva que enviou no início do Novembro, o Presidente da República tinha igualmente sublinhado o «papel da significativa comunidade de portugueses e luso-descendentes residentes nos Estados Unidos da América», considerando tratar-se de um importante elo de ligação entre os dois países.

«Estou certo de que a acção de Vossa Excelência constituirá um contributo determinante para a necessária coordenação de esforços a nível internacional a que obrigam os desafios com que o mundo se confronta. Só assim seremos capazes de ultrapassar os problemas que se nos colocam e de tirar partido das oportunidades que se nos oferecem», lia-se ainda na mensagem enviada por Cavaco Silva ao Presidente dos Estados Unidos.

Desde que tomou posse como Presidente da República, em Março de 2006, Cavaco Silva esteve nos Estados Unidos duas vezes: em Setembro de 2008, em Nova Iorque, por ocasião da Abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, e em Junho de 2007, quando abriu em Washington a exposição «Abraçando o Globo: Portugal e o Mundo nos Séculos XVI e XVII».

Enquanto primeiro-ministro, Cavaco Silva esteve na Casa Branca, no âmbito de visitas oficiais aos EUA, a convite de três Presidentes norte-americanos: Ronald Reagan, George H. Bush e Bill Clinton.
Continue a ler esta notícia