Cavaco Silva chama Pinto Monteiro a Belém - TVI

Cavaco Silva chama Pinto Monteiro a Belém

Cavaco Silva (LUSA)

Encontro entre o Presidente da República e o PGR está agendado para esta quarta-feira

O Presidente da República, Cavaco Silva, recebe na quarta-feira em audiência o procurador-geral da República (PGR), Pinto Monteiro, anunciou esta terça-feira o Palácio de Belém, sem adiantar os motivos do encontro. Fonte oficial da Presidência da República confirmou à Lusa que o encontro foi iniciativa do Presidente da República.

Uma nota da Presidência da República refere que a audiência está marcada para as 17:00.

Contactada pela agência Lusa, a Procuradoria-geral da República também não especificou os temas que vão estar em debate na reunião.

O encontro de Pinto Monteiro com Cavaco Silva acontece cerca de um mês depois de o PGR ter considerado que tem tantos poderes como a rainha de Inglaterra. «É absolutamente necessário que o poder político (seja qual for o governo e sejam quais forem as oposições) decida se pretende um Ministério Público autónomo, mas com uma hierarquia a funcionar, ou se prefere o actual simulacro de hierarquia», afirmou Pinto Monteiro numa entrevista no início do mês de Agosto.

No actual modelo, Pinto Monteiro afirma que o PGR «tem os poderes da rainha de Inglaterra e os procuradores gerais distritais são atacados sempre que pretendem impor a hierarquia».

A última audiência do PGR em Belém realizou-se a 17 de Dezembro de 2009 e, apesar do teor da conversa não ter sido divulgado, Pinto Monteiro falou aos jornalistas, no final do encontro, sobre o processo «Face Oculta», que investiga alegados casos de corrupção e outros crimes económicos relacionados com empresas do sector empresarial do Estado e empresas privadas.
Continue a ler esta notícia