Menezes anuncia candidatura à Câmara do Porto - TVI

Menezes anuncia candidatura à Câmara do Porto

«A minha decisão é irrevogável», garantiu o atual presidente da Câmara de Gaia. Concelhia abre a porta a coligação com CDS

Luís Filipe Menezes anunciou, esta quarta-feira, numa entrevista à Sic Notícias, que vai ser candidato à Câmara Municipal do Porto nas eleições autárquicas do próximo ano.

«Estamos numa altura do país em que é preciso transparência, frontalidade e coragem. A minha decisão é irrevogável e aproveito para dizer aos portuenses, da cidade onde vivo há 40 anos, que amo muito e para a qual acho que tenho boas ideias e bons projetos, de que vou ser candidato à Câmara do Porto», disse.

Menezes acrescentou ainda que falou com o presidente do PSD e com o presidente da concelhia e que a decisão está tomada: «Vou ser candidato à câmara em toda e em qualquer circunstância».

Luís Filipe Menezes é atualmente conselheiro de Estado e presidente da Câmara de Gaia desde 1997, tendo sido presidente do PSD entre setembro de 2007 e abril de 2008.

Licenciado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, foi deputado da Assembleia da República, da V à VII legislaturas, e no XII Governo Constitucional, liderado por Aníbal Cavaco Silva, foi secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares.

Devido à limitação de mandatos, o atual presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, está impedido de se recandidatar.

A autarquia é liderada pela coligação PSD/CDS-PP desde as eleições autárquicas de 2001, quando Rio derrotou o socialista Fernando Gomes, que se recandidatava ao cargo depois de em 1999 ter saído da Câmara do Porto para Lisboa, aquando da nomeação como ministro-adjunto e da Administração Interna do Governo de António Guterres.

O presidente da comissão política concelhia do PSD/Porto, Ricardo Almeida, disse que Luís Filipe Menezes «tem o perfil certo para mobilizar» o Porto, abrindo a porta a uma coligação com o CDS-PP para as autárquicas de 2013.

Questionado sobre a manutenção da coligação PSD/CDS-PP no Porto, o líder da concelhia social-democrata afirmou que «Luís Filipe Menezes é conhecido por fazer pontes e apresentar candidaturas abrangentes», avançando que esta candidatura «será também abrangente a todas as forças vivas da cidade, incluindo obviamente o CDS».

«Se houver disponibilidade do CDS para apoiar a candidatura, por certo que o CDS não será excluído deste movimento aglutinador das forças vivas da cidade», referiu.

Ricardo Almeida considerou que o PS já definiu «praticamente o seu candidato», que deverá ser o líder da concelhia do PS/Porto, Manuel Pizarro, sublinhando que o socialista «já anda no terreno e já anunciou nas últimas eleições internas do PS a sua opção».

«Portanto estamos só à espera da formalidade, mas contamos que do ponto de vista do Partido Socialista seja Manuel Pizarro ou outro, porque também se especula que poderão ser outros nomes e ficamos à espera. Mas nós temos o nosso caminho», admitiu.

O líder da concelhia do PSD/Porto anunciou ainda que será feito «todo um percurso de auscultação dos militantes» e que a comissão política concelhia irá reunir.
Continue a ler esta notícia