PSD chama mentiroso a Mário Lino - TVI

PSD chama mentiroso a Mário Lino

  • Portugal Diário
  • 17 mar 2008, 19:05
mário lino

Partido garante nunca ter defendido portagens na Via do Infante

Relacionados
O PSD acusou esta segunda-feira o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, de mentir, garantindo que os sociais-democratas jamais defenderam a introdução de portagens na Via do Infante, no Algarve, noticia a Lusa.

Mário Lino é «um especialista no zigue-zague, em dizer num dia o contrário do que afirmou no dia anterior, em prometer e não fazer. (...) Agora, descobrimos-lhe outra característica: mentir», afirma o deputado Jorge Costa, porta-voz do PSD para as Obras Públicas, em comunicado.

No domingo, à margem da sessão de lançamento do concurso para requalificar a Estrada Nacional 125, uma das mais mortíferas do país, o ministro reiterou que não está prevista a introdução de portagens na Via Infante e disse que quem defende essa opção é a direcção do PSD e «não o Governo do Partido Socialista».

Portagens na Via do Infante: «Ideia do PSD»

TGV: «Traçado pode ser alterado»

«Quem defende a introdução de portagens na Via do Infante é a direcção do PSD», afirmou.

Um dia depois, os sociais-democratas «corrigem» o ministro e dizem que Mário Lino - autor da frase de que o novo aeroporto jamais seria na margem sul do Tejo - «mente ao atribuir ao PSD uma atitude que sabe que não corresponde à verdade».

«O PSD sempre defendeu que a introdução das portagens nas SCUT fosse acompanhada de um mecanismo de discriminação positiva para os residentes e empresas sediadas nessas regiões», afirmou Jorge Costa, lembrando que essa era uma medida do programa de Governo social-democrata em 2005.

Por outro lado, o ex-secretário de Estado dos Transportes duvida das garantias do ministro quanto às portagens - «é uma promessa que não merece qualquer credibilidade».

«O ministro afirmou em reunião da comissão parlamentar de Obras Públicas que a introdução de portagens "é fatal como a morte". Está gravado», alega Jorge Costa.

«Infâmia», diz Mendes Bota

Também Mendes Bota acusa Lino de «faltar à verdade» e vai mais longe. O líder da distrital do PSD/Algarve fala em «infâmia» no caso das portagens na Via Infante.

Mendes Bota recorda ainda que, há seis meses, o presidente do PSD disse em Quarteira que não defendia as portagens na Via Infante. «Em discurso proferido em Quarteira, [Menezes] deixou explícita a sua oposição à implantação de portagens na Via Infante, atendendo ao facto de ser, em mais de metade do seu traçado, muito anterior ao modelo SCUT inventado pelo Governo de Guterres, de não possuir os requisitos técnicos de uma auto-estrada», lê-se no comunicado de imprensa de Mendes Bota.

HB
Continue a ler esta notícia

Relacionados