Egipto: ministro garante que Governo fez o possível pelo repatriamento - TVI

Egipto: ministro garante que Governo fez o possível pelo repatriamento

Luís Amado (Fonte: EPA/JOSE SENA GOULAO)

Luís Amado admite realização de outro voo para transportar cidadãos de outras nacionalidades

Relacionados
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros rejeitou críticas à operação de repatriamento de cidadãos portugueses provenientes do Cairo e frisou que esta quarta-feira se realizará um novo voo com destino ao Egipto.

«Qualquer observador independente reconhece que, no contexto difícil em que o Estado Português actuou, foi mesmo assim capaz de dar resposta às solicitações apresentadas por parte dos cidadãos portugueses. Houve uma dificuldade na realização do voo na terça-feira, mas tal decorreu do caos que se instalou no aeroporto do Cairo e das dificuldades burocráticas para voos extraordinários. Para mais, o voo de terça-feira era de natureza militar», apontou.

Luís Amado lamentou depois que as críticas à actuação do Estado Português em contextos de caos na ordem interna de vários países assumam já um carácter repetitivo, mas sem correspondência com a realidade.

« Não vejo que tivesse sido possível fazer mais do que se fez num contexto muito difícil, mas já se tornou um hábito esse tipo de queixas e de reservas críticas em relação a actuações em teatros semelhantes», disse.

Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros, «é natural que em teatros como o egípcio haja sempre uma ou outra dificuldade, porque se tratam de situações de grande dificuldades com as quais as autoridades se confrontam».

«Portugal tomou uma iniciativa que muitos outros governos ainda não tomaram. Decidimos enviar os nossos próprios meios militares, até pela garantia que nos dão de operacionalidade num contexto tão adverso», afirmou.

De acordo com o membro do executivo, «hoje mesmo haverá a oportunidade de realizar um novo voo para que os portugueses que ainda queiram voltar possam fazê-lo».

« Vamos ver se há necessidade de outro voo, mas neste último serão transportados cidadãos de outras nacionalidades que nos solicitaram para serem evacuados do Cairo», observou.

Luís Amado falava aos jornalistas a meio da ronda de audiências entre o primeiro-ministro, José Sócrates, e os partidos com representação parlamentar sobre a agenda da próxima cimeira europeia de chefes de Estado e de Governo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados