«Bastonário tem de provar acusação de corrupção» - TVI

«Bastonário tem de provar acusação de corrupção»

  • Portugal Diário
  • 25 jan 2008, 18:10
António Marinho Pinto. Bastonário da Ordem dos Advogados (Lusa/ Miguel A. Lopes)

Marinho Pinto afirmou haver corrupção entre pessoas com cargos de relevo no Estado Português. PS quer «provas»

Relacionados
O PS considerou esta sexta-feira que o bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, terá de demonstrar os fundamentos da sua acusação sobre a existência de corrupção entre pessoas com cargos de relevo no Estado Português, escreve a Lusa.

«Um bastonário da Ordem dos Advogados, pela relação que tem com o direito e com a justiça, saberá que essas afirmações têm de ter um fundamento e têm de ser demonstradas. Certamente, o bastonário da Ordem dos Advogados tem isso em conta», declarou o porta-voz do PS, Vitalino Canas, em declarações à agência Lusa.

Em entrevista à Antena 1, o bastonário da Ordem dos Advogados revelou que há pessoas com cargos de relevo no Estado português que cometem crimes impunemente, e que em breve poderá avançar com casos concretos.

Marinho Pinto afirmou que «existe em Portugal uma criminalidade muito importante, do mais nocivo para o Estado e para a sociedade, e que andam por aí impunemente alguns a exibir os benefícios e os lucros dessa criminalidade e não há mecanismos de lhes tocar. Alguns até ostensivamente ocupam cargos relevantes no Estado Português».

Ainda segundo o bastonário da Ordem dos Advogados, «o fenómeno da corrupção é um dos cenários que mais ameaça a saúde do Estado de direito em Portugal».

CDS quer audição de bastonário

Em relação à intenção do CDS-PP de requerer uma audição parlamentar com o bastonário da Ordem dos Advogados, tendo em vista provar as suas declarações «gravíssimas», Vitalino Canas escusou-se por agora a indicar qual será a opção dos socialistas.

«Essa é uma questão que será avaliada a seu tempo pelo Grupo Parlamentar do PS», disse.

PGR vai proferir despacho

Contactado pela Agência Lusa, o PGR, Pinto Monteiro, que se encontra em reunião de trabalho em Madrid, disse que «logo que regresse ainda esta sexta-feira a Lisboa» irá proferir «um despacho relativo às declarações do bastonário da Ordem dos Advogados em declarações à Antena 1», sem adiantar mais pormenores.
Continue a ler esta notícia

Relacionados