Presidente da Câmara do Cartaxo detido por posse de arma ilegal - TVI

Presidente da Câmara do Cartaxo detido por posse de arma ilegal

Suspeitas de finananciamento partidário levam à descoberta de arma de fogo

Relacionados
As buscas que a Polícia Judiciária fez esta terça-feira na Câmara Municipal do Cartaxo levaram à descoberta de uma arma ilegal que alegadamente estaria na posse do presidente da autarquia, Paulo Caldas, do PS, o que levou à sua detenção, segundo confirmou a TVI.

Presidente da Câmara do Cartaxo «interessado» em colaborar

Fontes próximas do autarca explicaram à agência Lusa que se trata de uma arma de herança familiar, de calibre 6.35 e da qual não há documento que comprove a sua origem.

Segundo a TVI apurou junto do advogado do autarca, Paulo Caldas foi ouvido durante a tarde e já regressou a casa, onde vai aguardar o desenrolar do processo.

Os inspectores da Judiciária deslocaram-se esta manhã à autarquia por suspeitas de financiamento partidário, da candidatura do PS a este concelho nas eleições autárquicas de 2005, que pode ter ocorrido através de concursos de obras ilegais acertados entre o presidente da autarquia e mais dois vereadores, também socialistas.

O vice-presidente da autarquia confirmou à Lusa a realização de buscas da PJ nos gabinetes e nas residências do presidente da autarquia e dos vereadores do mandato anterior.

Paulo Varanda disse que uma dezena de elementos da PJ estiveram esta terça-feira de manhã, cerca de hora e meia, no interior da câmara, tendo sido acompanhados pelo presidente, Paulo Caldas, que diligenciou no sentido de serem facultados todos os documentos, incluindo em formato digital, solicitados.

O vice-presidente disse desconhecer o teor das buscas, não confirmando qualquer ligação a alegado financiamento partidário.

Segundo disse, antes das buscas nos gabinetes, a PJ esteve nas residências tanto de Paulo Caldas como dos ex-vereadores Francisco Casimiro, Rute Ouro e Pedro Ribeiro, «todos eles relacionados com processos de obras, públicas e particulares».
Continue a ler esta notícia

Relacionados