Junta «confiante» em videovigilância na Baixa - TVI

Junta «confiante» em videovigilância na Baixa

Vigilância

Lisboa: autarca de São Nicolau recebido no Ministério da Administração Interna

Relacionados
O presidente da junta de freguesia lisboeta de São Nicolau disse estar «confiante» que o projecto de instalação de câmaras de vídeovigilância na Baixa se transforme em realidade no próximo ano. João Manuel esteve reunido esta sexta-feira com responsáveis do Ministério da Administração Interna (MAI), num encontro que serviu para «começar a analisar o processo».

Em conversa com o PortugalDiário depois do encontro, o autarca disse que o processo «foi recebido muito bem» no MAI, onde esteve reunido com «o chefe de gabinete e um jurista da secretaria de Estado da Administração Interna». «A reunião foi mais para organizar o processo tendo em vista o parecer, que é vinculativo, da parte da Comissão Nacional de Protecção de Dados».

O autarca disse estar «confiante» que o projecto ganhe forma em 2008, pois não considera que ponha em causa a privacidade dos cidadãos, já que apenas as autoridades terão acesso às imagens recolhidas. «O centro de controlo de gestão de dados estará nas mãos do Comando Metropolitano de Lisboa», assegurou.

Para João Manuel, «a Baixa é um enorme centro comercial» e um local de «grande concentração de pessoas», onde a videovigilância «é uma necessidade evidente».

O presidente da junta realçou ainda que este é um projecto de «baixo custo económico», que rondará os «150 mil euros». «Serão necessárias apenas 32 câmaras, devido à geografia da baixa e a sua organização geométrica».

O responsável disse ainda que a ideia foi «bem recebida» pela «população local, empresários e lojistas» que a junta de freguesia contactou, já é que é um projecto essêncial para a «reabilitação da zona».
Continue a ler esta notícia

Relacionados