Comissão Europeia: PS e PSOE com sigla e candidato comuns - TVI

Comissão Europeia: PS e PSOE com sigla e candidato comuns

António José Seguro

Os dois partidos socialistas ibéricos chegaram a acordo

O PS e o Partido Socialista Obrero Espanhol (PSOE) estabeleceram esta quarta-feira, no âmbito do Partido Socialista Europeu (PSE), concorrer às próximas eleições europeias com sigla comum, programa e candidatura conjunta à presidência da Comissão Europeia.

Este acordo entre os dois partidos socialistas ibéricos contas de um comunicado distribuído aos jornalistas antes da conferência de imprensa dos líderes do PS, António José Seguro, e do PSOE, Alfredo Rubalcaba.

«PS e PSOE, no âmbito do PSE, concordaram em trabalhar para se apresentarem às próximas eleições europeias com um sigla comum, um programa e uma candidatura comuns à presidência da Comissão Europeia, a fim de tornar visível junto dos cidadãos a existência de um verdadeiro projeto social-democrata europeu», lê-se no comunicado.

No mesmo comunicado os socialistas portugueses e espanhóis «comprometem-se a realizar conferências bilaterais a cada dois anos, alternadamente, em um dos dois países, bem como visitas de trabalho em épocas de campanhas eleitorais».

Os dois partidos acordam também «executar programas de intercâmbio e visitas de trabalho entre os diferentes departamentos e uma troca contínua de informações de trabalho parlamentar».

No âmbito da União Europeia, PS e PSOE querem uma aposta decisiva em políticas a favor do crescimento económico e do emprego.
Continue a ler esta notícia