Aprovados diplomas do CDS para unidose e genéricos - TVI

Aprovados diplomas do CDS para unidose e genéricos

Genéricos: Descida no preço pode agravar factura

O projecto de lei foi aprovado por toda a oposição parlamentar

Os diplomas do CDS-PP para generalizar a prescrição de medicamentos genéricos e a dispensa de fármacos em unidose foram aprovados, quarta-feira, pela oposição.

As críticas unânimes à «inércia do Governo», reflectiram-se na aprovação da proposta com os votos favoráveis CDS-PP, PSD, PCP, BE e PEV. Segundo a agência Lusa, o diploma para a generalização da prescrição por princípio activo contou apenas com o voto favorável do socialista, Vera Jardim, e a abstenção de um outro deputado do PS.

A oposição parlamentar aprovou ainda um outro diploma do CDS-PP, que recomenda ao Governo o estabelecimento de mecanismo para generalizar a prescrição e dispensa de medicamentos «em dose individualizada e em dose unitária», esclareceu a deputada do CDS-PP, Teresa Caeiro.

As medidas previstas pelos diplomas permitem «poupar no desperdício sem ser à custa dos utentes», defendeu a deputada que apelou ao deputados do PS para «porem a mão na consciência e darem a mão à palmatória reconhecendo a inércia do Governo» naquelas áreas.
Continue a ler esta notícia