Comunistas homenageiam Cunhal no 2º dia de Congresso - TVI

Comunistas homenageiam Cunhal no 2º dia de Congresso

Álvaro Cunhal

Eleição de órgãos dirigentes do PCP vai também marcar este sábado

O XIX Congresso do PCP continua este sábado com uma homenagem ao histórico líder Álvaro Cunhal e a eleição do Comité Central, e dos demais órgãos dirigentes. Uma eleição que deverá reconduzir Jerónimo de Sousa como secretário-geral do partido.

A homenagem ao líder histórico do PCP consiste na exibição de um pequeno filme sobre a vida de Álvaro Cunhal, que completaria 100 anos no próximo ano.

Às 19:00, realiza-se uma reunião dos cerca de 1250 delegados, à porta fechada, para discutir a proposta de composição do Comité Central, que será eleito por voto secreto.

O novo Comité Central, órgão máximo do partido entre Congressos, sofreu uma redução ligeira de 156 para 150 membros. Entre as 30 saídas, estão nomes de dirigentes históricos como Domingos Abrantes e Odete Santos.

Entraram 24 novos elementos, entre os quais o deputado João Oliveira e os dois eurodeputados do PCP, João Ferreira e Inês Zuber.

Depois de eleito, o novo Comité Central reúne-se para eleger os organismos dirigentes do partido bem como o secretário-geral, devendo reconduzir Jerónimo de Sousa.

O primeiro dia de trabalhos no Pavilhão dos Desportos, Almada, ficou marcado pelo apelo do secretário-geral do PCP cessante, Jerónimo de Sousa, à demissão do Governo PSD/CDS-PP e à convocação de eleições antecipadas.
Continue a ler esta notícia