Governo envia condolências pela morte de Sanhá - TVI

Governo envia condolências pela morte de Sanhá

Malam Bacai Sanhá (Lusa/arquivo)

Ministério dos Negócios Estrangeiros destaca contributo de Malam Bacai Sanhá na democratização da Guiné-Bissau

Relacionados
O Governo português enviou uma mensagem de condolências pela morte de Malam Bacai Sanhá e destacou o contributo do presidente guineense no processo de estabilização e democratização do país.

«O Governo português recebeu com profunda consternação a notícia do falecimento [...] do Presidente da República da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, e apresenta à família, às autoridades da Guiné-Bissau e ao povo guineense as suas mais sinceras condolências», refere em comunicado, citado pela Lusa, o Ministério dos Negócios Estrangeiros português.

O Presidente guineense morreu esta segunda-feira de manhã no hospital Val de Grâce, em Paris, onde estava internado desde finais de Novembro.

O Governo português «presta homenagem» ao falecido Presidente guineense «pelo importante contributo que procurou dar para o processo de estabilização e a democracia na Guiné-Bissau, elementos cruciais para o desenvolvimento do país e o bem-estar dos seus compatriotas».

No comunicado, o executivo português deixa ainda um apelo a todos os «actores institucionais da Guiné-Bissau que respeitem a ordem constitucional e a estabilidade político-institucional no país», no «período de transição política que se avizinha».

«Neste momento de pesar, a Guiné-Bissau poderá contar, como sempre, com a solidariedade e a amizade de Portugal», sublinha o texto.

Eleito Presidente em 2009, Malam Bacai Sanha, de 64 anos, tinha problemas de saúde, nunca especificados, tendo-se deslocado por diversas vezes ao estrangeiro para tratamentos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados