Louçã contra eliminação do feriado de 05 de Outubro - TVI

Louçã contra eliminação do feriado de 05 de Outubro

Francisco Louçã

É «inaceitável», diz o coordenador do Bloco de Esquerda

O líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, considerou, esta quarta-feira, «inaceitável» a eliminação do feriado de 05 de Outubro, lembrando que ainda há um ano se comemorou o centenário da República.

Louçã respondia a um aluno da Escola Básica Integrada de Eixo que, numa sessão do «Parlamento Jovem» pretendeu saber a sua opinião sobre a abolição de alguns feriados. «Quero dizer já uma coisa: eu não concordo de forma nenhuma que se acabe com o feriado do 05 de Outubro», disse.

Para Francisco Louçã, é necessário «organizar melhor a produção», ao invés de «tirar ao trabalhador tempo para se dedicar à família».

«A República é a democracia, em que escolhemos o Presidente da República. Cem anos depois, em que Portugal teve o orgulho de ser um dos primeiros países a criar a República, acabar com a referência histórica ao 05 de Outubro é absolutamente inaceitável e não concordarei nunca», afirmou.

Francisco Louçã salientou que «Portugal tem menos feriados do que muitos países europeus» e que os trabalhadores portugueses «já trabalham mais uma hora por semana do que se trabalha na Alemanha e mais duas horas semanais do que na França».

«Em Portugal trabalha-se muito mais e ganha-se muito menos e por isso, quando há quatro dias que eram feriados e que vão passar a ser dias de trabalho, quer dizer que o trabalhador vai trabalhar mais tempo pelo mesmo salário», referiu.

«Não concordo com estas medidas. Precisamos de ter uma produção mais bem organizada e não propriamente tirar tempo que os vossos pais passam com a família», reforçou.
Continue a ler esta notícia