Droga: arguidos aguardam julgamento em liberdade - TVI

Droga: arguidos aguardam julgamento em liberdade

  • Portugal Diário
  • 18 out 2007, 19:44

Operação anti-droga terminou em tribunal. Juiz aplicou medidas de coacção

O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto decidiu, na tarde desta quinta-feira, que todos os 19 arguidos detidos numa operação antidroga desenvolvida terça-feira no Grande Porto vão aguardar julgamento em liberdade, informa a agência Lusa.

Um deles fica sujeito a apresentação semanal (aos sábados) num posto policial e a pagar uma caução de mil euros. Cinco outros obrigam-se também à apresentação semanal às autoridades, mas sem pagamento de caução. Os 13 restantes esperam julgamento apenas com termo de identidade e residência (TIR), a medida de coacção mínima prevista no ordenamento jurídico português.

Recorde-se que esta operação envolveu 241 elementos da GNR e 40 da PSP, culminando com a detenção de 19 pessoas, 17 homens e duas mulheres, nos concelhos do Porto, Maia, Vila Nova de Gaia e Matosinhos, sob a acusação de posse e tráfico de droga.

Durante a operação, foram realizados 42 mandados de busca e os agentes apreenderam ao grupo 8.060 doses individuais de haxixe, 24 doses de liamba e 184 doses de «cannabis».

Apreendeu-lhes também duas pistolas, quatro revólveres, uma granada do tipo defensiva, dois bastões, oito cartuchos, 109 munições, bem como 12.810 euros em dinheiro, um automóvel, 36 telemóveis e material para cortar e dosar estupefacientes.

A operação foi liderada pelo Núcleo de Investigação de Crimes de Droga da GNR de Matosinhos, embora envolvesse militares da mesma força adstritos aos Destacamentos de Penafiel, Braga, Vila Nova de Gaia, Santo Tirso, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança, bem como agentes da PSP.
Continue a ler esta notícia