Italianos vão mais ao teatro do que ao futebol - TVI

Italianos vão mais ao teatro do que ao futebol

Máscaras

Treze milhões e meios de italianos foram ao teatro em 2006, número superior «pela primeira vez nos últimos anos aos 12,7 milhões que assistiram a acontecimentos desportivos», revela um estudo divulgado esta segunda-feira em Roma, a que a agência «Lusa» teve acesso.

Relacionados
A federação nacional do sector cultural e turístico italiano, Federculture, apresentou aos «media» o seu quarto relatório anual, no qual se realça que, no primeiro semestre de 2006, os italianos gastaram mil milhões de euros para assistir a um espectáculo, 6,5 por cento mais do que em 2005.

O teatro, con um aumento de 29,1%, foi o espectáculo cultural em que os italianos gastaram mais dinheiro nos primeiros seis meses de 2006, muito à frente do cinema, cujo gasto aumentou 14,4%, e dos museus, para onde canalizaram mais 10,9% do que no mesmo período de 2005.

O documento mostra que os menores de 30 anos são quem mais cultura consome, embora quase nove em cada dez considerem a redução do preço do bilhete o «principal estímulo» para assistirem a um acto cultural.

O turismo cultural também foi estudado no relatório, segundo o qual os 22 milhões de pessoas que estiveram em Itália para uma viagem cultural em 2006 representaram mais 7% de visitas do que em 2005.

Roma foi a cidade italiana com maior afluxo de turismo cultural, ao acolher 18 milhões de visitantes, 7,1 milhões dos quais eram estrangeiros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados