Volume de emprego na construção cai 4,2% em Dezembro - TVI

Volume de emprego na construção cai 4,2% em Dezembro

O volume de emprego na construção e obras públicas apresentou uma variação negativa de 4,2% em Dezembro de 2005 , face ao mês homólogo do ano anterior.

Relacionados
Este resultado revela um agravamento de 0,4% face ao observado em Novembro. Relativamente ao mês anterior, o nível de emprego diminuiu 1% (menos 0,5% em Novembro). A taxa de variação média nos últimos 12 meses foi de menos 3,9%, o que representa um ligeiro agravamento em relação ao verificado no mês anterior (menos 3,8% em Novembro) , revelam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Relativamente às remunerações efectivamente pagas pelas empresas do sector da construção , estas apresentaram uma quebra homóloga de menos 2,8%, o que compara com a taxa de 3,3% verificada em Novembro.



Quando comparadas com o mês anterior as remunerações tiveram uma variação mensal positiva de 8,6%, situação explicada pelo pagamento do subsídio de Natal em parte das empresas, tal como já acontecera no mês anterior (variação de 18,8% em Novembro). A taxa de variação média nos últimos 12 meses das remunerações foi de mais 1,7%, inferior em 0,4% à observada em Novembro.

Quanto ao total de horas trabalhadas nas empresas do sector da construção continuou a diminuir, tendo-se registado uma variação homóloga de menos 5,4%, o que representa um agravamento de 1,6 pontos percentuais (p.p.) em relação ao mês de Novembro.

Face ao mês anterior, o número de horas trabalhadas diminuiu 7,7% (em Novembro registara uma variação de 2,3%), o que se deve em parte ao menor número de dias úteis do mês Dezembro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados