Abertis diz que parceria com Brisa não era efectiva desde 2005 - TVI

Abertis diz que parceria com Brisa não era efectiva desde 2005

Brisa

Empresa diz que acções compradas não ultrapassaram fasquia que obriga a informar

A Abertis afirmou esta sexta-feira que o acordo estratégico com a Brisa não era efectivo desde 2005 e justificou o aumento da participação com a oportunidade de reforçar a presença no sector das auto-estradas em Portugal, avança a «Lusa».

A empresa espanhola afirma que a compra das acções, executada a preço de mercado a 14 de Novembro, foi comunicada à presidência da Brisa depois da sua concretização.

Acrescenta que a operação «em nenhum momento ultrapassou a fasquia que obriga a informar».

A Abertis confirmou esta sexta-feira, através da CNMV, ter aumentado a sua participação na Brisa para 14,58 por cento (num investimento total de 272,2 milhões de euros) através da compra de «um único pacote de acções», representando 4,58% da Brisa.

Recorde-se que este reforço foi anunciado pela «Agência Financeira» esta quarta-feira.

No comunicado disponível esta sexta-feira, a empresa explica que o aumento de participação «obedece à oportunidade colocada pela oferta de um pacote de acções à venda, unida ao sentido e encaixe de um investimento que, no âmbito do seu projecto de desenvolvimento, reforça a posição da Abertis no sector de auto-estradas português».

Esta é a resposta à notificação feita quinta-feira pela Brisa à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), «de ter posto termo ao Acordo de Parceria Estratégica (APE) celebrado com a Abertis em 13 de Setembro de 2002».

No entanto, para a Abertis, esse acordo «não tinha carácter efectivo desde Dezembro de 2005, depois da redução (até 1%) da presença da Brisa na Abertis, que se situou muito abaixo do compromisso de participações mínimas previstas no dito acordo».

Confiança no futuro da Brisa

«Desde aí as duas empresas têm vindo a operar com total independência», sustenta a Abertis, reafirmando a sua «confiança no futuro da Brisa» e a vontade de «contribuir para a estabilidade da empresa como tem vindo a fazer desde o ano 2002».

Sobre a operação de aumento de participação, a Abertis explica que foi concretiza a 14 de Novembro através da Abertis Portugal SGPS, com um preço por acção de 9,85 euros.

A Abertis incorporou-se ao capital da Brisa com a compra de 10% da concessionária por 309 milhões de euros «Na sua condição de operador global de infra-estruturas, a Abertis sente-se em liberdade para continuar o seu processo de expansão, respeitando em todo o momento as normas da ética no seu comportamento e a transparente relação com o mercado e com os demais operadores do sector», explica o comunicado.

As acções da Brisa seguem a valorizar 0,20% para os 10,12 euros.
Continue a ler esta notícia