Associação teme fecho de cem explorações agro-pecuárias nos Açores - TVI

Associação teme fecho de cem explorações agro-pecuárias nos Açores

Açores

AAIT alerta para consequência da descida de 0,45 cêntimos no preço do leite

Relacionados
O presidente da Associação Agrícola da Ilha Terceira (AAIT) admitiu esta sexta-feira que no corrente ano «cerca de uma centena de explorações agro-pecuárias locais encerrem», devido à redução em 0,45 cêntimos no preço do litro do leite.

«Os cerca de 800 produtores de leite da ilha Terceira vão receber este ano menos cerca de seis milhões de euros o que é um prejuízo muito elevado», disse à agência Lusa Paulo Simões Ferreira.

Segundo o dirigente associativo, aquele valor tem por base «a produção estimada em 126 milhões de litros de leite produzidos em 2008».

De acordo com as contas da AAIT, «o prejuízo médio por exploração é de 7.500 euros» o que na actual conjuntura «é problemático».

Paulo Simões Ferreira admitiu que «era de esperar uma descida de preço, só que não tão acentuada», pelo facto de «os preços estarem em queda quer na Europa quer no continente português».

O preço do litro do leite ao produtor desceu na ilha Terceira a partir do primeiro dia do ano em 0,45 cêntimos.

O mesmo não se verificou na ilha de São Miguel onde as descidas de preço anunciadas são de dois cêntimos.

Na ilha Terceira labora apenas uma fábrica de transformação, a Pronicol, uma associação entre a cooperativa de lavradores da Ilha, Unicol, e a Proleite do continente português que detém a maioria do capital da empresa.

Até ao final do ano os preços praticados no Verão eram de 0,2925 euros por litro de leite e no Inverno 0,3125 euros por litro, descendo agora para 0,2475 e 0,2675, respectivamente.
Continue a ler esta notícia

Relacionados