CAP quer negociar redução da carga fiscal - TVI

CAP quer negociar redução da carga fiscal

Jaime Silva acusa agricultores de mentirem

Custos de produção duplicaram no último ano

Relacionados
A Confederação dos Agricultores de Portugal quer negociar com o Governo a redução da carga fiscal, nomeadamente no gasóleo, o regresso à compensação pelo custo da electricidade e a alteração do sistema de seguros agrícolas.

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), João Machado, disse este segunda-feira num encontro com jornalistas, que foi hoje apresentado ao primeiro-ministro e ao ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, um caderno reivindicativo que propõe dez medidas para repor a competitividade dos agricultores portugueses face aos seus concorrentes europeus, de modo a «poderem continuar a desenvolver a sua actividade», avança a «Lusa».

O sector tem visto os seus problemas agravados nos últimos tempos, devido ao aumento do preço dos combustíveis.

Segundo João Machado, as maiores preocupações dos agricultores relacionam-se com o aumento do custo dos factores de produção, que duplicaram no último ano, enquanto o preço dos produtos agrícolas descia.

Outras questões que a CAP levou ao Governo relacionam-se com o atraso na lei de licenciamento de explorações pecuárias, e a implementação do PRODER (programa para o desenvolvimento rural).

João Machado critica a acção do ministério liderado por Jaime Silva dizendo que o organismo «está inoperacional e causa problemas aos agricultores, por exemplo quando não paga (os apoios) a tempo».

O presidente da CAP espera que a negociação, que vai decorrer com o ministério da Agricultura tenha êxito, tal como aconteceu com os pescadores e com os camionistas, mas se falhar «os agricultores podem tomar medidas» para mostrar o seu descontentamento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados