Combustíveis levam a quebra de 7,8% na procura de carros - TVI

Combustíveis levam a quebra de 7,8% na procura de carros

Combustíveis

ACEA analisa vendas de automóveis ligeiros de passageiros em Maio

Relacionados
O mercado de automóveis ligeiros de passageiros novos na Europa registou um decréscimo de 7,8 por cento em Maio, relativamente ao mesmo mês do ano anterior. De acordo com dados da Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA), o total foi de 1.334.081 veículos, face a 1.446.283 em 2007.

«Este resultado foi afectado pelo facto de ter havido menos um dia útil, assim como, pelo aumento fortíssimo do preço dos combustíveis. Em termos de valor acumulado, o mercado permaneceu estável (menos 0,7%)», justifica a associação.

Na Europa Ocidental, o mercado decresceu 8 por cento tendo sido registados 1.235.314 veículos ligeiros de passageiros. Os valores acumulados de Janeiro a Maio de 2008 registaram um decréscimo de 1,5 por cento.

Entre os maiores mercados, França foi o único que registou acréscimos

Relativamente aos maiores mercados, a França foi o único que registou acréscimos em ambos os resultados: mensal mais 7% e acumulado 5,2%. Na Alemanha, os registos mensais foram inferiores (menos 6,2%) do que em Maio de 2007, contudo, o mercado acumulado está equilibrado com os registos a apresentarem um valor 4,2% superior ao verificado no mesmo período do ano anterior.

Relativamente a Espanha e Itália, estes mercados mantêm uma tendência decrescente, registando decréscimos de 24,3 por cento e de 17,6 por cento, respectivamente, em Maio. Em termos de valores acumulados, estes dois mercados registaram descidas de 14,3 por cento e de 10 por cento, respectivamente, relativamente ao mesmo período do ano anterior.

Reino Unido com decréscimo ligeiro

Quanto à procura de automóveis no Reino Unido, teve um pequeno decréscimo de 3,5 por cento, em Maio, depois de significativo crescimento nos dois meses anteriores. No entanto, em termos de valores acumulados, o mercado permaneceu estável (menos 0,6% de Janeiro a Maio).

Nos novos estados membros da UE, o decréscimo de 4,2 por cento nos registos em Maio, contrasta com o acréscimo de 9,8 por cento no valor acumulado no período de Janeiro a Maio. Na Polónia o mercado teve um comportamento melhor do que no ano anterior (mais 2,2%) totalizando 26.230 veículos ligeiros de passageiros. A Roménia viu o seu mercado baixar 12,2 por cento em Maio, no entanto, continua a ser o segundo maior mercado do grupo dos novos Estados.
Continue a ler esta notícia

Relacionados