Banco central da Suécia aumenta taxa de juro para travar inflação - TVI

Banco central da Suécia aumenta taxa de juro para travar inflação

dinheiro

Inflação atingiu pela 1ª vez o limite considerado tolerável

Relacionados
O Banco Central da Suécia (Riksbank)aumentou esta quarta-feira a sua principal taxa directora em um quarto de ponto, para 4,25 por cento, para travar a inflação, que está num máximo de 14 anos.

Este endurecimento da política monetária não era esperado pelos analistas consultados pela agência «Bloomberg», que apontavam para a manutenção do preço do dinheiro, avança a «Lusa».

A taxa de inflação subiu para 3,5% em Dezembro, sob pressão dos preços da energia e dos produtos alimentares, isto, num quadro de desemprego reduzido que permite aos sindicatos obter aumentos salariais recordes.

A inflação subjacente, medida privilegiada pelo Riksbank para a definição da sua política monetária, subiu em Dezembro para 2%, atingindo pela primeira vez desde Setembro de 2003 o limite considerado tolerável pelas autoridades.

Este aumento do custo do crédito surge numa altura em que o crescimento está a dar sinais de abrandamento na Suécia, cuja economia repousa por mais de metade sobre as exportações para as quais o arrefecimento da conjuntura nos Estados Unidos constitui uma ameaça
Continue a ler esta notícia

Relacionados