BES garante que vai recorrer às garantias do Estado - TVI

BES garante que vai recorrer às garantias do Estado

BES

(Notícia actualizada com mais detalhes)

O presidente do Banco Espírito Santo (BES), Ricardo Salgado, garantiu esta quarta-feira que vai recorrer às garantias que o Estado vai disponibilizar à banca, num total global de 20 mil milhões de euros com vista a reforçar a liquidez no sistema financeiro.

Na conferência de imprensa para a apresentação de resultados relativos ao terceiro trimestre, o responsável não adiantou, no entanto, em quanto irá recorrer, nem quando accionará a garantia, admitindo que estão «a analisar».

O que Ricardo Salgado soube garantir é que o banco «vai recorrer, de certeza absoluta», sublinhou, lembrando que todos os bancos o estão a fazer e que se não optassem pelo mesmo, «iríamos perder competitividade».

«Vamos pagar por ela»

O presidente do BES realçou ainda que esta «ajuda não resulta de uma acção do Estado português, mas sim de «uma política concertada» de vários países e que não a vão ter «de graça».

«Vamos pagar ao Estado português por essa garantia», lembrou, recordando ainda que «os bancos são os grandes financiadores de crédito ao investimento» e que se não poderem continuar a sê-lo «o país não cresce», penalizando as empresas e as famílias.

Também sem grandes detalhes, Ricardo Salgado disse que «é possível» que a utilização da garantia venha a dar-se numa emissão de dívida, no âmbito do programa de obrigações do BES.

Recorde-se que, os lucros do banco caíram 31,4% nos primeiros nove meses do ano para os 334,8 milhões de euros, comparativamente a igual período no ano passado.

As acções do BES fecharam a ganhar 3,97% para os 7,59 euros.
Continue a ler esta notícia