CGD lança crédito à habitação para estrangeiros - TVI

CGD lança crédito à habitação para estrangeiros

  • Sónia Peres Pinto
  • 24 nov 2006, 14:55
Caixa Geral de Depósitos

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) acaba de lançar uma nova oferta de crédito à habitação. Trata-se do «Live in Portugal» e destina-se ao financiamento de habitação secundária para clientes de nacionalidade estrangeira não residentes no país.

Relacionados
A oferta destina-se a aquisição, construção e obras e multi-opções, segundo revelou Paulo Sousa, director de financiamento imobiliário da CGD. O prazo deste crédito varia entre os cinco e os 30 anos e exige um montante mínimo de 50 mil euros.



Reino Unido, Irlanda, Espanha, Alemanha, Bélgica, França, Áustria e Holanda são os países alvo da entidade bancária. Este financiamento, no entender do responsável, oferece condições vantajosas ao nível de comissões e de spreads a partir de 0,75 por cento.

Paulo Sousa acredita na boa receptividade do «Live in Portugal», já que para este, os estrangeiros preferem obter financiamento local do que nos seus países de origem. «Uma das vantagens é alcançar benefícios fiscais», acrescenta.

De acordo com o responsável este produto vem dar resposta a uma lacuna existente no mercado, uma vez que para este, «os bancos têm sempre cobrado elevados spreads aos estrangeiros porque estes são sempre vistos com níveis de risco superiores».

Aposta no turismo residencial

A presença do banco nos mercados externos assim como a aposta de Portugal no desenvolvimento de turismo residencial contribuíram, segundo Paulo Sousa, para o lançamento deste produto. Também o Governo, ao considerar o sector do turismo como estratégico e ao classificar determinados investimentos como Projectos de Interesse Nacional (PIN), veio dar um impulso ao desenvolvimento do «Live in Portugal», revela o mesmo.

Segundo o responsável, estão previstos para os próximos dez anos investimentos superiores a 12,7 mil milhões de euros para projectos imobiliários no segmento do turismo residencial.
Continue a ler esta notícia

Relacionados