Crédito à habitação: escolha o que mais lhe convém - TVI

Crédito à habitação: escolha o que mais lhe convém

  • Sónia Peres Pinto
  • 22 mar 2007, 15:46
Casas

Escolher qual o crédito à habitação que mais lhe convém, decidir o prazo de financiamento ou optar ou não por prazo fixo são algumas das muitas dúvidas que «assombram» os consumidores portugueses quando chegam à «hora H». A «Agência Financeira» falou com os principais bancos e revela algumas características.

Relacionados
O prazo máximo de financiamento é comum ao Banco Espírito Santo (BES), ao Millennium bcp e ao Santander Totta e é de 50 anos e todas as instituições financeiras contactadas garantem ter mecanismos para responder a subidas de eventuais taxas de juro assim prevêem períodos de carência.

O BES conta actualmente com uma quota de mercado de 16 por cento no crédito à habitação e em 2006 concedeu um total de 13,2 milhões de euros, o que representa, segundo fonte ligada ao banco, um crescimento de 8,3 por cento face a 2005.

De acordo com a entidade liderada por Ricardo Salgado, os clientes podem fixar a sua prestação mensal, «independentemente do aumento das taxas de juro». «O BES oferece taxas fixas com prazos a partir de dois anos e que se estendem até aos 50 anos de empréstimo». O cliente pode, no entanto, segundo o mesmo, optar pela opção harmónio, ou seja, não reflecte os aumentos das taxas de juro e os possíveis aumentos traduzem-se num prolongamento do prazo inicial do empréstimo.

Para o BES, a opção da taxa fixa é vantajosa para o cliente, uma vez que, «pode diminuir o risco das subidas de juros já esperadas para 2009 e pode representar no prazo de um ano uma poupança real na prestação, sabendo que a Euribor poderá subir 50 pontos base durante 2007».

O spread promocional aplicado pela entidade liderada por Ricardo Salgado é de zero por cento num prazo de 12 ou 24 meses. Depois destes períodos aplica spreads desde 0,33%.

Spread varia consoante garantia

O Millennium bcp é outra das instituições financeiras a fornecer a taxa fixa. De acordo com fonte do banco, são disponibilizados aos clientes produtos de taxa fixa (prazo de 30 anos) e produtos com possibilidade de fixação de prestação (prazo máximo 50 anos).

Para o banco de Paulo Teixeira Pinto, esta opção destina-se «aos clientes que pretendem pagar sempre o mesmo ao longo da vida do empréstimo, independentemente da evolução das taxas de mercado».

Os spreads a aplicar, segundo o Millennium, variam em função do montante e da relação financiamento/garantia, reconhecendo, no entanto, «que existem condições especiais e descontos no spread que determinam o preço a aplicar».

Para 2007, as perspectivas não são as «melhores» para o banco liderado por Paulo Teixeira Pinto, já que para este ano, «irão continuar a verificar-se subidas de taxas de juros, pelo que será previsível que a compra/troca de casa registe algum abrandamento, o que terá consequências no mercado de crédito habitação».

Spread do Santander é de 0,29%

Também o Santander Totta disponibiliza taxas fixas. Recentemente lançou o produto «Vantagem Super Tranquilo» que apresenta uma taxa fixa a cinco anos, «que garante que a prestação não sobe durante esse período».

O spread aplicado pelo banco é de 0,29% mas, no primeiro ano, «os clientes beneficiam de um spread promocional de 0%», garante fonte da instituição financeira.

A «Agência Financeira» entrou ainda em contacto com a Caixa Geral de Depósitos e com o BPI mas até ao momento não obteve resposta.
Continue a ler esta notícia

Relacionados