Sonangol compra 49,9% do Millennium Angola - TVI

Sonangol compra 49,9% do Millennium Angola

Presidente da CMVM acusa BCP de prestar informações falsas

Empresa angolana passa a ter participação de referência no BCP

Relacionados
O BCP acaba de revelar que assinou esta quinta-feira, em Luanda, um acordo de parceria estratégica com a Sonangol e o Banco Privado Atlântico (BVA).

Este acordo contempla a aquisição de 49,9% do capital do Banco Millennium Angola (BMA) pela Sonangol e pelo Banco Privado Atlântico, «através de uma operação de aumento de capital a ser subscrita em numerário», refere em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

«O Banco Millennium Angola vai manter a sua actual configuração de subsidiária do Banco Comercial Português, mas passará a beneficiar das participações de referência da Sonangol e do Banco Privado Atlântico, reforçando assim a sua vocação e capacidade para se assumir como uma instituição de referência no desenvolvimento do sector financeiro e da economia angolana», salienta.

O Conselho de Administração do Banco Millennium Angola será composto por 9 elementos, dos quais 5 integram a respectiva Comissão Executiva.

O acordo prevê ainda a tomada pelo Banco Millennium Angola de uma participação de 10% no capital do Banco Privado Atlântico.

«As partes já chegaram a acordo quanto à metodologia e aos princípios que vão determinar o valor das transacções, fixados de forma independente, perspectivando-se que o processo fique concluído até ao final do 1º semestre de 2008», acrescenta o documento.

Participação de referência da Sonangol no BCP

Esta parceria prevê ainda «uma participação indicativa de referência da Sonangol no capital do BCP, e, enquanto ela se mantiver, a apresentação aos accionistas do BCP de proposta de designação de um membro acordado com a Sonangol para integrar o Conselho Geral de Supervisão e o Conselho Superior do BCP, bem como princípios e mecanismos de consulta relativos à evolução dessa participação de referência».

As acções do BCP seguem a cair 1,70% para 1,73 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados