Inflação deve subir este ano para 3% - TVI

Inflação deve subir este ano para 3%

dinheiro

Muito acima do previsto no Orçamento do Estado

Relacionados
O Banco de Portugal espera que a taxa de inflação portuguesa se situe este ano nos 3 por cento, o que compara com a sua anterior previsão de 2,4%.

No boletim económico de Verão, que está a ser apresentado pelo governador Vitor Constâncio no Parlamento, a instituição adianta ainda esperar que, no ano que vem, o custo de vida cresça 2,5%, mais cinco décimas do que previa no boletim de Inverno.

O Governo inscreveu, no Orçamento do Estado para este ano, uma previsão de 2,1%, valor que foi desde logo muito criticado pelos sindicatos, que consideravam que o mesmo pecava por defeito. É que esta estimativa foi a que serviu de base às actualizações de salários e pensões.

Todas as outras previsões de inflação para a economia portuguesa eram menos optimistas: Bruxelas espera que o custo de vida cresça 2,8% este ano em Portugal, apontando depois para um abrandamento até aos 2,3% em 2009, quando na Zona Euro aponta para uma taxa acima dos 3%, bem acima também, portanto, do tecto de 2% que considera ideal para garantir a estabilidade de preços, que é a sua principal meta.

Já o Fundo Monetário Internacional (FMI) apontava para uma taxa de 2,4% este ano e de 2% em 2009.

Previsões que foram feitas antes da crise do petróleo, cujas cotações têm batido sucessivos máximos. O recorde foi fixado nos 147,50 dólares, no IPE londrino, mercado que serve de referência para as importações portuguesas.

À escalada do petróleo tem-se juntado a forte valorização das cotações dos cereais nos mercados internacionais, que têm levado também a fortes aumentos de preços nos produtos alimentares. Em Maio deste ano, a inflação portuguesa em Junho subiu para 3,4%, o valor mais alto dos últimos dois anos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados