Matrícula electrónica vai servir para pagar portagens nas SCUT - TVI

Matrícula electrónica vai servir para pagar portagens nas SCUT

Scirocco

Tráfego local não pagará

Relacionados
O Ministério das Obras Públicas revelou, ao «Jornal de Notícias», que estão em estudo isenções para tráfego local nas SCUT onde serão introduzidas portagens. O pagamento será efectuado através das matrículas electrónicas.

Mantém-se a intenção do Governo de portajar as auto-estradas sem custos para o utilizador, mas é também clara a vontade de atender às reivindicações dos autarcas do Norte do país. A Junta Metropolitana do Porto (JMP) deliberou recentemente pedir ao ministro das Obras Públicas, Mário Lino, o adiamento do início das portagens para depois das eleições do próximo ano e aceitou a discussão «troço a troço».

Fonte do gabinete do ministro referiu, ao JN, que «há pequenos troços das concessões em zonas urbanas que não pagarão portagem». O sistema de portagem virtual recorre a pórticos e será possível entrar e sair das auto-estradas sem passar por nenhum deles.

O pagamento das portagens será efectuado através das matrículas electrónicas, o que, por si só, dará uma «folga» temporal aos utentes das SCUT. O processo só foi iniciado na passada sexta-feira, com a aprovação da autorização legislativa na Assembleia da República. Seguir-se-á a sua publicação em Diário da República e a posterior elaboração da respectiva lei.
Continue a ler esta notícia

Relacionados