Patrões dizem que hipótese de recessão em 2008 não surpreende - TVI

Patrões dizem que hipótese de recessão em 2008 não surpreende

Van Zeller

Van Zeller diz que tendência é natural porque Portugal está em linha com Europa

Relacionados
O presidente da CIP, Francisco van Zeller, não estranha que a economia portuguesa possa entrar em recessão em 2008, caso o Produto Interno Bruto (PIB) volte a recuar no último trimestre do ano.

«Não me surpreende nada que a economia nacional possa entrar em recessão técnica ainda este ano. É natural porque a nossa economia está em linha com a Europa (que apresenta um clima recessivo)», disse esta terça-feira à agência «Lusa» o responsável da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP).

A economia portuguesa recuou 0,1 por cento no terceiro trimestre deste ano relativamente aos três meses anteriores, arriscando entrar em recessão técnica em 2008, embora tenha crescido 0,6% em termos homólogos, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).

As Contas Nacionais Trimestrais, divulgadas pelo INE, referem ainda que as taxas de variação em cadeia e homóloga do Produto Interno Bruto (PIB) foram revistas em baixa em 0,1 pontos percentuais face à estimativa rápida de 14 de Novembro.

Uma recessão técnica ocorre quando o PIB recua em cadeia por dois trimestres consecutivos.

De acordo com Francisco van Zeller, «menos um décima ou mais uma décima na evolução do PIB português não é grave, pois é uma média e não aflige ninguém».

«O importante são os indicadores relativos à indústria de bens intermédios, transformadora e de consumo», adiantou.

Para a CIP, os sinais de abrandamento no sector do comércio, a redução do consumo de cimento, a quebra na procura de aço e diminuição nas vendas de automóveis e habitação são indicadores que «preocupa e que no final da linha significam «falta de actividade e competitividade» que culminará com «mais desemprego».

«Esta é uma realidade que não podemos esquecer ou minimizar», disse Francisco van Zeller.
Continue a ler esta notícia

Relacionados