Concorrência espanhola investiga Galp e EDP - TVI

Concorrência espanhola investiga Galp e EDP

Combustíveis: Lucros da Galp caíram 25% no 1º semestre

Galp tem cerca de 16% de quota de mercado

Relacionados
A Comisión Nacional de Competencia vai investigar se existem práticas anti-concorrenciais no sector energético espanhol. A Galp Energia e a EDP, classificadas como «operadores principais», estarão entre as empresas visadas pelo regulador espanhol.

O órgão presidido por Luís Berenguer, a pedido do Governo de José Luís Zapatero, vai iniciar agora os trabalhos, cujas conclusões deverão ser divulgadas no final do ano, avança o «Jornal de Negócios».

Ao jornal fontes próximas da CNC (homóloga da Autoridade da Concorrência portuguesa) precisaram que a prioridade imediata vai ser o mercado de distribuição de combustíveis, nomeadamente, para aferir se existem pactos de preços ou quaisquer outras práticas de cartelização entre as petrolíferas.

A Galp Energia, que tem mais de 1.500 estações de serviço no mercado ibérico e uma quota próxima dos 16% estará entre os investigados.

Nos próximos meses, a CNC vai ainda olhar para o mercado eléctrico. Depois de no início do ano ter aberto um expediente contra a UNESA, que representa os principais operadores (Endesa, Iberdrola, EDP e Unión Fenosa) por dificultar a entrada de novos comercializadores, o regulador continua empenhado em aumentar os graus de concorrência nos negócios da produção, distribuição e comercialização da electricidade.
Continue a ler esta notícia

Relacionados