G8 passa ao FMI tarefa de explicar preços do petróleo - TVI

G8 passa ao FMI tarefa de explicar preços do petróleo

Plataforma petrolífera (arquivo)

Instituição apresenta relatório em Outubro

Relacionados
Os oito países mais ricos do mundo confiaram no passado sábado ao Fundo Monetário Internacional (FMI) a missão de investigar as causas da alta do petróleo, problema que ameaça a economia mundial, mas cujo diagnóstico e remédios são difíceis.

Reunidos em Osaka (oeste do Japão), os ministros das Finanças do G8 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Grã-Bretanha, França, Itália, Canadá e Rússia) advertiram no comunicado final que o petróleo caro é «uma séria ameaça para a estabilidade do crescimento mundial».

O preço do petróleo prosseguiu em alta na última semana, se aproximando dos 140 dólares o barril antes de uma leve queda. O aumento vertiginoso prejudica a recuperação da economia mundial depois da grave crise financeira de 2007.

Apesar da ameaça, os ministros do G8 se preocuparam mais por buscar as causas do problema e pediram ao FMI e à Agência Internacional de Energia (AIE) que examinem os «factores reais e financeiros que estão por trás da recente alta das cotações do petróleo e sua volatilidade».

O FMI vai divulgar um relatório sobre a questão na sua próxima assembleia-geral, em Outubro.

O G8 espera assim que o FMI tome uma posição entre a hipótese que culpa a especulação ou a versão de que a crise resulta de uma produção insuficiente.
Continue a ler esta notícia

Relacionados