Crescimento do mercado português de Tecnologias de Informação vai abrandar - TVI

Crescimento do mercado português de Tecnologias de Informação vai abrandar

TOSHIBA PORTÉGÉ R500

Mercado europeu «muito mais» afectado

Relacionados
Em função da nova conjuntura económica, vai haver um «forte» abrandamento do investimento e despesa em Tecnologias de Informação (TIs) em diversas regiões do mundo. Portugal deverá manter um ritmo de crescimento anual acima da Europa Ocidental, embora revisto em baixa de 11,2 por cento para 7,5% em 2009, segundo a análise da IDC, divulgada em comunicado.

Para 2008, a IDC antevê uma ligeira quebra no crescimento deste mercado, de 10,7% para 9,1%.

Em Portugal, a situação do mercado de TIs é relativamente atípica, verificando-se nos últimos anos um crescimento acima da média europeia.

O mercado europeu de tecnologias de informação surge bastante mais afectado pelo impacto da crise financeira, com o crescimento revisto de 4% para 1% em 2009 na Europa Ocidental. Já os mercados da Europa Central e de Leste e o Médio Oriente e Africa, apesar de substanciais revisões em baixa manterão crescimentos de 9% dos seus mercados de TI em 2009.

Revisão em baixa também para o mercado dos EUA

A nível mundial, as previsões IDC também antevêem uma quebra substancial na despesa em TIs, com o crescimento anual de 5,9% em 2009 a ser revisto para 2,6%.

Nos Estados Unidos prevê-se um crescimento residual do mercado, de cerca de 0,9%, muito abaixo das previsões de 4,2% efectuadas pela IDC em Agosto.
Continue a ler esta notícia

Relacionados