Empresa portuguesa cria carrinho de compras que ajuda a poupar - TVI

Empresa portuguesa cria carrinho de compras que ajuda a poupar

Dinheiro (arquivo)

Promoções em vigor, localização dos produtos e valor total das compras aparecem num pequeno ecrã que ajuda a fazer opções na loja

Relacionados
A Wipro Retail e a Creativesystems, duas empresas instaladas em Portugal, deram um passo em frente na modernização da tecnologia de suporte à actividade comercial: desenvolveram um carrinho de compras inteligente, que, entre outras faculdades, indica as promoções do dia e o caminho mais curto para um produto, avança o «Público». É uma forma de ajudar o consumidor a poupar e a fazer as compras num mais curto período de tempo.

Num ecrã com 25 centímetros de diâmetro, que responde aos toques do cliente, aparece toda a informação. O consumidor tem de fazer um primeiro registo e colocar a sua «password» e pode ainda assinalar os alimentos aos quais é alérgico para que o sistema avise para os riscar da lista.

Além da constante ajuda na hora do comprar, o aparelho facilita a audição de música, localiza amigos e o corredor em que se encontram, permite a conversa em chats com os consumidores que se encontram na loja e navegação na Internet. Compras feitas, não é preciso tirar produto a produto do carrinho. O valor total aparece automaticamente no sistema de pagamento do estabelecimento.

Mas para que tudo funcione, é preciso que os produtos tenham uma etiqueta RFID (Radio-Frequency IDentification), ou seja, identificação por radiofrequência. Um método de identificação automática que ainda não é muito utilizado em Portugal, mas que se espera que seja num futuro não muito longínquo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados