Bancos dificultam acesso ao crédito - TVI

Bancos dificultam acesso ao crédito

Dinheiro

Banco de Portugal aponta cenário negro para famílias e empresas que precisem de um empréstimo

Relacionados
Os bancos portugueses estão a contrariar a tendência verificada na Zona Euro (16 estados-membros) e estão a dificultar o acesso ao crédito. Quem o diz é o Banco de Portugal, no seu inquérito realizado à banca e referente ao terceiro trimestre do ano.

Renegociar empréstimos à habitação vai ser mais fácil

Euribor voltam a recuar em todos os prazos

Os empréstimos mais atingidos são os de habitação, onde o aumento dos «spreads» e a quebra de financiamento tornam cada vez mais difícil a compra de uma casa.

O Banco de Portugal também apontou, no seu inquérito de Outubro, para o aumento, em alguns casos, das comissões cobradas ao cliente nos empréstimos à habitação.

Europeus estão mais poupados

Mas não são só as famílias que sofrem este «apertar de cinto» por parte dos bancos. Também as empresas estão a ver as exigências para a obtenção de créditos a aumentarem e as estimativas do sector não são animadoras.

De acordo com o Banco de Portugal, «spreads» mais altos, a «redução da maturidade de empréstimos concedidos, uma maior exigência de garantias, um aumento das comissões e outros encargos não relacionados com a taxa de juro», assim como «uma maior exigência das condições contratuais» estão a dificultar o acesso ao crédito por parte das empresas.

Como reacção, a procura de financiamento caiu entre Julho e Setembro deste ano.

Veja mais aqui
Continue a ler esta notícia

Relacionados