Montepio: spreads subiram 35 pontos e podem aumentar mais - TVI

Montepio: spreads subiram 35 pontos e podem aumentar mais

dinheiro

Espanha pressiona imobiliário e exportações portuguesas

Relacionados
Para o Montepio não havia outra saída face ao cenário de crise senão apertar as condições do crédito. Foi nesse sentido que o banco já aumentou os spreads e admite novas subidas, dependendo da evolução do preço do dinheiro.

«O grau de exigência do risco mantém-se já há algum tempo, mas agora somos ainda mais exigentes do ponto de vista do preço e da percentagem de financiamento em termos de crédito à habitação. Para além disso, não somos apologistas de financiamento a 100 por cento», comentou à Agência Financeira o seu presidente, António Tomás Correia.

O responsável adiantou também que tem vindo a aumentar os spreads, num cenário base, o mais favorável, em 30 a 35 pontos base, e os restantes em função do risco.

Quanto a novas subidas, vai depender «do custo do dinheiro nos próximos tempos».

Relativamente a perspectivas sobre a crise, Tomás Correia não vê um fim à vista. «Não sei quando vai acabar. Esta crise tem particularidades diferentes das anteriores com consequências na liquidez muito significativas. Essa está resolvida, mas veio acompanhada por uma crise no sector da energia, dos bens alimentares, do emprego», referiu.

O presidente do Montepio assume ainda que, nalguns aspectos, Portugal ressente-se da crise que se vive Espanha, um dos países da Europa mais afectados pela conjuntura mundial. Um desses casos deverá ser, de acordo com o mesmo, o sector do imobiliário e uma quebra nas nossas exportações, sendo o país vizinho o nosso principal parceiro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados