FMI apela a planos de relançamento económico mais ambiciosos - TVI

FMI apela a planos de relançamento económico mais ambiciosos

Crise: FMI alerta

É preciso avançar com um estímulo fiscal suficiente

Relacionados
O director-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, defendeu este domingo a concretização dos planos de relançamento da economia mais ambiciosos, sob pena de as previsoes para os próximos meses tornem-se ainda «mais sombrias».

«Antecipamos um ano de 2009 muito mau, com uma recessão na maioria das economias desenvolvidas e uma baixa de crescimento nas economias emergentes», afirmou Strauss-Kah.

O responsável afirmou-se «particularmente preocupado» pelo facto de as previsões do FMI serem já sombrias e puderem tornar-se «ainda mais sombrias» se não for posto em marcha «um estímulo fiscal suficiente», avança a Lusa.

Strauss-Kahn reafirmou que o FMI é favorável a um relançamento orçamental mundial da ordem de dois por cento do Produto Interno Bruto mundial, um montante que representa 1.240 mil milhões de dólares, fundado na estimativa do PIB mundial pelo FMI para 2008.

Os dirigentes do G20, o grupo dos principais países industrializados e emergentes, comprometeram-se no relançamento da economia mundial, numa cimeira a 15 de Novembro, em Washington.
Continue a ler esta notícia

Relacionados