AIP: Empresas dizem que conjuntura económica é «muito má» - TVI

AIP: Empresas dizem que conjuntura económica é «muito má»

  • Sónia Peres Pinto
  • 10 jul 2008, 13:13
dinheiro

Quase 70% acredita que vai aumentar exportações

«Má ou muito má», é desta forma que as empresas portuguesas analisam a actual conjuntura económica. Esta é uma das conclusões do inquérito à actividade empresarial realizado pela Associação Industrial Portuguesa (AIP).

Cerca de 88% das companhias traçam um cenário negro à situação económica e apenas 11% avaliam a conjuntura actual como «normal».

Em relação à evolução da conjuntura é avaliada também de forma negativa, com 69% das empresas a considerar que ela vai ser «pior ou muito pior». Cerca de um quarto dos inquiridos apontam para uma conjuntura «igual» e 6% acreditam que será «melhor».

Manter emprego

Apesar deste pessimismo, a maioria das empresas inquiridas (57%) diz que a sua actual situação é «normal» e 26% consideram-na «boa ou muito boa».

Em relação à evolução da situação financeira para este ano, 53% considera que a sua situação irá manter-se «igual». Já o saldo das respostas «melhor ou muito melhor» e «pior ou muito pior» foi praticamente nulo.

Quanto à manutenção dos actuais posto de trabalho, 55% dão resposta afirmativa.

Volume de negócios superior

Mesmo com os entraves vividos, grande parte das empresas inquiridas (63%) reconhece que o seu volume de negócios, em 2007, foi superior ao registado no ano anterior. Este valor é mais significativo nas empresas não exportadoras (mais 6 pontos percentuais) do que nas exportadoras (mais 2 pontos percentuais).

Já as perspectivas em relação à evolução da procura no mercado nacional em 2008 são negativas. Ao contrário do que se assiste no mercado externo, em que as previsões são mais favoráveis.

«Cerca de 68% das empresas exportadoras prevêem um aumento das suas exportações em 2008. Este valor era de 80% em 2007», conclui.
Continue a ler esta notícia