Europa pode criar 14 milhões de postos de trabalho em 5 anos - TVI

Europa pode criar 14 milhões de postos de trabalho em 5 anos

Trabalhador (Arquivo)

A Europa pode criar entre 10 e 14 milhões de novos postos de trabalho nos próximos cinco anos, «se as empresas e as administrações públicas tomarem medidas urgentes e coordenadas para estimular o crescimento económico», de acordo com o relatório «Jobs for the future», realizado pela Accenture e pelo The Lisbon Council.

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Este relatório analisa os catalizadores para um maior crescimento económico e para a criação de emprego na Europa, além de propor um plano de acções para a sua implementação. Além disso, analisa também os 15 sectores de actividade de alto crescimento que têm mais probabilidades de liderar um aumento destacado de emprego. Por exemplo, um crescimento assumido de 3% nos próximos cinco anos no sector dos Transportes, poderia ter como resultado a criação de 1,6 milhões de empregos adicionais, enquanto que, no sector da saúde, este valor ascende para perto dos 2,9 milhões. O papel que poderia ser desempenhado pelas pequenas e médias empresas (PMEs) também é igualmente significativo. Neste caso, se metade das PMEs da Europa pudesse contratar mais uma pessoa, poder-se-ia criar mais 10 milhões de postos de trabalho.

No prólogo do relatório, William D. Green, CEO da Accenture, afirma: «Num momento de crescimento lento e com uma taxa de desemprego relativamente alta na Europa, a necessidade de tanto as empresas como a administração pública se centrarem em alcançar um crescimento sustentável e um alto desempenho, é maior do que nunca».

O relatório reconhece ainda que as diferenças regionais podem influenciar os sectores de actividade com maior probabilidade de crescimento. Por exemplo, países nórdicos como a Dinamarca, Suécia e Finlândia, com uma cultura orientada para a inovação e a formação contínua, estão bem posicionados para explorar o crescimento em áreas como as tecnologias de informação, as telecomunicações e o sector farmacêutico (sobretudo o da biotecnologia). Por outro lado, os países da Europa Central e de Leste, que se caracterizam por uma cultura de empreendedores e de grandes mercados sub-explorados, estarão melhor posicionados para crescer em viagens e turismo, serviços financeiros e mercados de comércio em geral.
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