Luz: um quarto do consumo já é em mercado liberalizado - TVI

Luz: um quarto do consumo já é em mercado liberalizado

Electricidade

Valor ficou próximo do máximo histórico de 2005

Relacionados
O consumo de electricidade representou, no final do mês de Junho, mais de um quarto (26,8%) do consumo global no conjunto dos mercados regulado (tarifas) com o liberalizado (ML). Há um ano atrás, o ML pesava apenas 2,9%. Este foi ainda o semestre de maior crescimento desde o início da liberalização.

«Em Junho, o número de clientes no mercado liberalizado cresceu dentro da tendência que se vinha registando nos últimos meses, com uma taxa de cerca de 2,5% face a Maio e cerca de 36% face ao mesmo mês do ano anterior», adianta o regulador da energia (ERSE) em comunicado.

O consumo anualizado no ML está, no final do primeiro semestre de 2009 muito, próximo dos máximos históricos verificados na segunda metade de 2005.

Mais de metade dos novos clientes transitaram do mercado regulado

O consumo mensal global do mês de Junho foi de cerca 3 886 GWh, o que significa um acréscimo de 0,5% face a Maio mas uma redução de consumo de 1,9% face ao que se registara em Junho de 2008.

Durante o mês de Junho entraram no mercado liberalizado 7.450 clientes, dos quais 5.181 transitaram do mercado regulado (MR) e 2.269 entraram directamente no ML.

«Assim, pode observar-se que os clientes que abandonaram o ML apresentam um consumo médio anual inferior ao dos clientes que entraram (10 MWh/ano versus 241 MWh/ano), facto que contribuiu para o forte crescimento do consumo atribuível ao mercado liberalizado, significando a entrada de clientes dos segmentos industriais mais do que do segmento residencial, e a saída de clientes de consumo mais reduzido (clientes residenciais e pequenos negócios)», realça a ERSE.

Grupo EDP mantém «hegemonia»

Ainda de acordo com o regulador, a repartição do número de clientes e do respectivo consumo no mercado liberalizado pelas carteiras dos comercializadores demonstra que a EDP Comercial se assume como o principal operador no mercado liberalizado, quer em termos de número de clientes (99%) , quer em termos de consumos ( cerca de 65%) . Durante Junho, a Iberdrola (16%) adquiriu a condição de segundo operador do mercado em consumo abastecido, superando a Endesa (15%). Também em Junho, a Unión Fenosa regista algum crescimento da quota respectiva (de 4% para 4,7%), «variação em quota que é simétrica da registada pela EDP (perda de 0,8% da sua quota)».

De registar que, em Junho, todos os operadores registam ganhos de clientes em carteira, tendo a variação mais significativa em número de clientes em carteira sido a da Endesa (61%) seguida da Unión Fenosa (31%) .

«Apesar de anúncios recentes de abordagem ao segmento residencial por parte de outros comercializadores, continua a observar-se uma hegemonia do grupo EDP no conjunto de clientes domésticos, patente tanto em número como em consumos nesta franja de mercado, embora seja agora notório que os comercializadores abordam todos os segmentos do mercado liberalizado», remata a ERSE no seu balanço do primeiro semestre do mercado liberalizado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados