Vasconcelos diz que REN tem que rever contratos com empresas - TVI

Vasconcelos diz que REN tem que rever contratos com empresas

Jorge Vasconcelos

O ex-presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), Jorge Vasconcelos, voltou esta quarta-feira a dizer, no Parlamento, que manter luz a preços baixos dá sinais errados ao mercado.

Relacionados
Ainda acerca da limitação governamental das tarifas de electricidade, Jorge Vasconcelos adiantou que manter os preços artificialmente baixos «dá sinais errados aos consumidores e aos investidores que não têm incentivos para construir novas centrais».

No Parlamento, onde foi ouvido pelos deputados acerca da sua demissão, o ex-presidente da ERSE, afirmou também que os contratos entre as empresas e a Rede Eléctrica Nacional (REN) «têm que ser revistos porque são incompatíveis com o mercado livre de electricidade. Espanha não é modelo a seguir, mas há atitudes que merecem a nossa atenção» porque os produtores já aceitaram reduções de proveitos de 33 e 16% em anos anteriores.

«Em Portugal temos regime que não contempla quaisquer cortes aos produtores, aliás acrescenta benesses», acrescentou.

Jorge Vasconcelos congratulou-se ainda com o facto da Assembleia da República estar mais activa no debate sobre a energia. Até aqui «Portugal tem sido, no quadro da União Europeia, uma anomalia no que diz respeito à discussão da politica emergente. É muito importante este debate», conclui.
Continue a ler esta notícia

Relacionados