TGV: ligação Porto-Vigo atrasa dois anos - TVI

TGV: ligação Porto-Vigo atrasa dois anos

TGV

Alta velocidade é «prioritária». Ministro admite que pode haver «atrasos» mas compromisso é para manter

Relacionados
A ligação do TGV entre o Porto e Vigo «não tem condições para estar pronta antes de 2015», avançou esta segunda-feira o ministro do Fomento espanhol, José Blanco, que se encontrou em Lisboa com o seu homólogo português, o Ministro das Obras Públicas, para reafirmar o compromisso da alta velocidade. Em causa está um troço que aguarda uma Declaração de Impacto Ambiental.

Ainda assim Portugal garante que vai avançar com o TGV e «que os compromissos são para manter», ainda que possa haver atrasos. António Mendonça garantiu que «estamos a trabalhar sobre as mesmas referências de calendário, embora tenhamos que estar preparados para qualquer contratempo».

Recorde-se que as ligações Lisboa/Madrid e Porto/Vigo, têm inauguração marcada para 2013.

«Lisboa-Madrid será uma linha prioritária e esta é a altura para reafirmar e acelerar os projectos que os dois países têm em comum» avançou ainda o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, na sua primeira conferência de imprensa, numa clara resposta à líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, que desencadeou uma polémica ao ameaçar suspender a obra caso chegasse à liderança.

Reunião entre ministros serviu para reforçar objectivos

«A reunião desta manhã teve como objectivo reafirmar o que já vinha das cimeiras e para saber que projectos andaram mais, ou andaram menos», esclareceu o ministro português.

Também o seu homólogo espanhol, José Blanco, assegurou na conferência de imprensa que «a alta velocidade é o futuro» e que o Governo português continua «empenhado neste projecto, que é um dos mais emblemáticos».

«Partilhamos o mesmo espaço, a mesma crise e, desta forma, é importante finalizar os projectos», rematou o ministro espanhol.
Continue a ler esta notícia

Relacionados