Administração Pública demora 96 dias a pagar a fornecedores - TVI

Administração Pública demora 96 dias a pagar a fornecedores

dinheiro

No ano passado, Regiões Autónomas foram as mais demoradas a pagar, em 159 dias

Relacionados
A Administração Pública demora 96 dias a pagar a fornecedores. Esta foi a média registada no ano passado, de acordo com a lista de indicadores dos prazos que o Ministério das Finanças passou a publicar na Internet.

Em 2007, quem demorou mais a pagar foram as Regiões Autónomas, com um prazo médio de 159 dias, seguidos dos municípios, que demoraram 136 dias.

Já as unidades do Serviço Nacional de Saúde levaram em média quatro meses (121 dias) a pagar e as empresas públicas perto disso, com 113 dias.

A Administração Central do Estado é a mais célere e leva pouco mais de um mês a pagar aos fornecedores, com a média de 2007 a apontar para 47 dias.

Objectivo: reduzir prazos

O Ministério das Finanças sublinha que passa a publicar os referidos prazos nas páginas electrónicas da Direcção Geral do Orçamento, da Direcção Geral do Tesouro e Finanças, da Direcção Geral das Autarquias Locais e Administração Central do Sistema de Saúde para «aumentar a visibilidade e transparência associadas às práticas de pagamento».

Recorde-se que o Governo afirmou, no início do ano, ter como objectivo reduzir entre 15 e 25% os prazos de pagamento do Estado a fornecedores em 2008, até atingir a médio prazo uma demora de pagamento entre os 30 e 40 dias.

No âmbito do programa «Pagar a Tempo e Horas», a Direcção-Geral do Tesouro e Finanças recebeu 31 candidaturas aos financiamentos de médio e longo prazo autorizados a municípios e regiões, a que correspondem pedidos de financiamento de 333 milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados