Analistas aplaudem fusão entre operadoras da PT e Telefónica no Brasil - TVI

Analistas aplaudem fusão entre operadoras da PT e Telefónica no Brasil

Portugal Telecom

Os analistas de mercado consideram positiva a fusão das operadoras de comunicações móveis que a Portugal Telecom (PT) e a Telefonica Móviles detêm no Brasi l, uma oepração que deve estar concluída já no próximo ano.

Relacionados
A operação foi anunciada hoje e deverá estar concluída em Março. Um passo que finaliza a fusão das operadoras numa única empresa que será cotada em bolsa, a única do sector no mercado brasileiro (Bovespa).

«O que foi anunciado para o Brasil sensibiliza o comportamento das acções, apesar de não mudar nada radicalmente. A reacção do mercado foi bastante adequada. Nos próximos dias as acções da PT vão estar a negociar mais em linha com o comportamento do resto do sector. No entanto, a subida verificada hoje não terá um efeito prolongado no preço dos títulos», considerou um analista contactado pela Agência Financeira.

O anúncio foi algo inesperado não só para os analistas como para o mercado e foi, assim que os especialistas justificaram esta movimentação toda em torno das acções da Portugal Telecom, e esta subida das acções.

«Claramente que são boas notícias, uma vez que vai melhorar a eficiência da operadora brasileira e vai facilitar, no futuro, a uma melhor gestão dos activos por parte da nova empresa que vai ser criada. Esta medida permite, também, que a gestão da empresa possa intervir mais directamente no mercado, quando no passado havia cinco empresas a operar num só país».

De acordo com esta perspectiva também está a corretora Lisbon Brokers que diz que «o maior beneficio será a nível operacional da empresa», como também no aumento da «visibilidade e liquidez das acções da Vivo».

Quanto ao timing da operação, as opiniões divergem. Um analista do BPI disse ser «um movimento esperado pelo mercado há muito», outro afirmou que já se vinha a falar sobre esta possibilidade, mas não se esperava que acontecesse agora.

O BPI tem uma recomendação de «comprar/acumular» para as acções da PT e da Telefónica Moviles, com um preço alvo de 8,00 euros e 10,50 euros, respectivamente.

Também a Lisbon Brokers reforçou a sua recomendação de compra para a PT, com um preço alvo de 8,60 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados