Automóvel: Estado paga 80% dos salários a trabalhadores em formação - TVI

Automóvel: Estado paga 80% dos salários a trabalhadores em formação

Fábrica 03

Para evitar despedimentos colectivos

Relacionados
O Estado vai pagar 80 por cento do salários dos trabalhadores do sector automóvel que vão ser abrangidos por acções de formação profissional mas, em contrapartida, as respectivas empresas não podem fazer despedimentos colectivos até 2010, avança a «Lusa».

A iniciativa insere-se no Plano que o Governo apresentou para apoiar o sector automóvel, cuja situação se tem vindo a agravar na sequência da crise económica internacional.

Fonte oficial do Ministério do Trabalho disse à «Lusa» que o Estado vai assumir esse pagamento mas as empresas têm de se comprometer a não fazer despedimentos colectivos.

As empresas que queiram aderir ao programa de formação profissional terão de ter a sua situação fiscal e as contribuições para a Segurança Social regularizadas e terão de demonstrar que têm viabilidade económica.

As acções de formação profissional decorrerão nos períodos de paragem de produção das fábricas de automóveis e serão definidas pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional em conjunto com as empresas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados