Bispos apelam aos fiéis para que votem «não» ao aborto - TVI

Bispos apelam aos fiéis para que votem «não» ao aborto

um dos cartazes empunhados pelos manifestantes à porta do tribunal de Aveiro

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) apela aos fiéis católicos para que votem «não» no próximo referendo sobre a interrupçã o voluntária da gravidez (IVG).

E sublinham que «o aborto provocado é um pecado grave», avança a «Lusa».

Numa nota pastoral intitulada «Razões para escolher a vida», publicada poucas horas depois de a Assembleia da República ter aprovado a proposta de realização de um referendo sobre a IVG, o Conselho Permanente da CEP considera que «o aborto não é (...) uma questão exclusivamente da moral religiosa. Ele agride v alores universais de respeito pela vida».

«Não podemos, pois, deixar de dizer aos fiéis católicos que devem não e ajudar a esclarecer outras pessoas sobre a dignidade da vida humana, desde o seu primeiro momento», escrevem os bispos católicos portugueses no documento.

Segundo o episcopado, «o período de debate e esclarecimento que anteced e o referendo não é uma qualquer campanha política, mas sim um período de esclar ecimento das consciências».

Assim, «a escolha no dia do referendo é uma opção de consciência, que n ão deve ser influenciada por políticas e correntes de opinião», lê-se na nota pastoral, que acrescenta que os bispos não entram «em campanhas de tipo político», mas que não podem «deixar de contribuir para o esclarecimento das consciências».
Continue a ler esta notícia