Combustíveis sobem dentro de 3 semanas - TVI

Combustíveis sobem dentro de 3 semanas

Combustíveis

A elevada carga fiscal sobre os combustíveis está a «amortecer» as subidas dos preços.

Relacionados
Segundo o «Jornal de Notícias», a «ironia», sublinhada pela Associação das Petrolíferas (Apetro) não impede, ainda assim, que a gasolina 95 acumule a maior subida desde 2004 e que o gasóleo já tenha aumentado 12,9% desde Janeiro. E, nas próximas semanas, à boleia da «vertiginosa» subida das cotações internacionais dos refinados, os portugueses podem esperar mais agravamentos.

Desde o início do ano, a gasolina 95 aumentou 8,7%, mais do dobro da subida verificada em todo o ano passado. O gasóleo está a subir mais do triplo face a 2006, um ano em que, apesar das oscilações, os preços dos combustíveis-em linha com as cotações internacionais-variaram pouco. Este ano, o preço dos refinados-que segue o do petróleo-está com as maiores subidas de «sempre», sublinha o secretário-geral da Apetro, José Horta. Só nos últimos 15 dias, as cotações subiram 100 dólares, em linha com os máximos históricos do petróleo, que quase atingiu a barreira psicológica dos 100 dólares. E nas próximas duas a três semanas este aumento vai reflectir-se nos preços ao público, afirma.

Ainda assim, as subidas estão abaixo do que seria de esperar, tendo em conta a relação entre as variações do petróleo e da cotações internacionais dos refinados, por um lado, e o preço de venda ao público, por outro. E porquê? «É irónico, mas a carga fiscal está a servir de 'almofada», explica José Horta. Só na gasolina, os impostos pesam 61% no preço e no gasóleo valem 50%. «Os aumentos das cotações internacionais que servem de referência aos preços finais incidem sobre uma parte do preço apenas, o que amortece as subidas», afirma.
Continue a ler esta notícia

Relacionados